MUSCULAÇÃO X EMAGRECIMENTO 

     Quem nunca ficou na esteira depois de um final de semana “fora da dieta”? Esse conceito de exercícios aeróbicos contínuos e de longa duração tem sido contestado quando falamos de emagrecimento. Sob esta perspectiva, percebemos a popularização do HIIT (High-intensity interval training ou treinamento intervalado de alta intensidade), caracterizado por treinos curtos e em alta intensidade. E qual a vantagem dos exercícios em alta intensidade para os exercícios leve e/ou moderados na perda de gordura? A explicação está na EPOC, do Inglês Excess Post-Exercise Oxygen (Consumo Excessivo de Oxigênio Pós Exercício).

     Sobre este assunto há autores que sugerem que a atividade física pode causar aumento do gasto energético total de forma aguda, através do próprio gasto energético da realização dos exercícios e durante a fase de recuperação, ou de forma crônica, através de alterações na taxa metabólica de repouso. (Freitas & Oliveira, 2008). Sob essa ótica, a musculação tem sido amplamente recomendada em programa de emagrecimento, por ser uma ferramenta eficaz no combate a obesidade. Diferentemente do exercício aeróbico, os exercícios contra a resistência possuem algumas vantagens, como o aumento da massa muscular, que aumenta a Taxa de Metabolismo Basal (TMB) e auxilia no gasto calórico diário total (Ciolac e Guimarães, 2004). A utilização de intensidades maiores nos programas de treinamento apresentou EPOC superior aos programas de menor intensidade (Matsuura, Meirelles e Gomes, 2006).

     Nesse contexto, se reforça a importância do Profissional de Educação Física na manipulação da intensidade dos exercícios, considerando-a uma variante “qualitativa” e não “quantitativa” na periodização das respectivas planilhas. Portanto, a afirmação que somente os exercícios aeróbicos emagrecem é um mito, pois existem evidências cientificas que sustentam que a musculação é um meio mais eficaz de emagrecimento e de melhora da composição corporal. Procure um de nossos profissionais para traçar suas metas!
     Bons treinos.
     Rodrigo Fraga
     Coordenador de Musculação
     Academia Eliane Indiani

     REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     Ciolac, E. G.; Guimarães, G. V. Exercício Físico e Síndrome Metabólica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 10. Num. 4. 2004.
Freitas, S.A. Oliveira, A. L. Efeitos Crônicos de Diferentes Estratégias de Treinamento de Força no Processo de Emagrecimento em Praticantes de Musculação. Coleção Pesquisa em Educação Física, volume 7, n. 3, 2008.
Matsuura, C.; Meirelles, C. M.; Gomes, P. S. C. Gasto energético e consumo de oxigênio pós-exercício. Revista de Nutrição. Vol. 6. Num. 19. p.729-740. 2006.

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